Pelo menos cinco casas que ficam na Rua das Gardências, na Vila Mimosa, em Campinas estão sofrendo com os reflexos da obra do BRT na Avenida das Amoreiras. A reclamação é dos proprietários das residências, que contabilizam o prejuízo com rachaduras, queda de gesso e danos no piso e teto. Em uma das casas, o forro do teto da sala caiu, mas por sorte não atingiu ninguém. A Rua das Gardênias é paralela a Amoreiras e a fachada das casas fica aproximadamente há 20 metros do local das obras.
O uso de maquinário pesado na construção das pistas do BRT provoca tremores, que tem causado danos na estrutura das edificações. Moacir Cavanha disse que já gastou mais de 400 reais para fazer os reparos dos danos que surgiram após a obra do BRT. Ele reclama que não houve preparo da população do entorno da obra e que nenhum canal de comunicação da prefeitura funciona.
Com dificuldade em conseguir uma resposta objetiva da prefeitura, os moradores recorreram ao legislativo e o vereador Nelson Hosri, do Podemos, avaliou a situação. Depois de tomar conhecimento dos problemas, ele enviou um requerimento à administração municipal questionando sobre a situação. Segundo ele, a prefeitura precisa se manifestar claramente se os moradores serão ressarcidos dos prejuízos causados pela obra. Nelson Hosri informou ainda que a prefeitura tem 15 dias para apresentar uma resposta ao requerimento, podendo estender este prazo por mais 15 dias.
Nota da Prefeitura
A Emdec disponibiliza para a população canais de atendimento e registro sobre reclamações envolvendo qualquer assunto relacionado às obras de implantação dos corredores BRT no município. Pele telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”, na opção 8. Também no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, na seção “Fale Conosco” é possível relatar o problema. É realizada a apuração de todas as reclamações sobre danos aos imóveis, inclusive com vistoria ao local informado, feita pelas empreiteiras. Caso seja procedente a reclamação, as providências necessárias para a solução do problema são devidamente tomadas.