Eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, do PSDB, reivindica um maior apoio do Governo do Estado na solução de problemas estruturais na Saúde.
O principal argumento de Cruz é o que chama de “sufocamento” dos municípios, que assumem a maior parcela das obrigações e compromissos financeiros do setor. Como exemplo, cita a compra de medicamentos de utilização frequente.
Para isso, além de propor a união entre as 20 cidades que compõem a RMC sobre problemas e necessidades em comum, o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento aposta na proposta de descentralização do novo governador.
Para Jaime Cruz, a criação da Pasta de Desenvolvimento Regional por parte do também tucano João Doria é a oportunidade que a região precisa para encurtar a distância com o Palácio dos Bandeirantes e buscar mais recursos e projetos.
A escolha do prefeito de Vinhedo como presidente aconteceu em Campinas e teve a presença do próprio secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que se comprometeu a “fortalecer a governança metropolitana”.
Ao assumir a cadeira, Jaime Cruz defendeu a importância da RMC, que possui Produto Interno Bruto maior que 18 estados brasileiros. Mas além dele, foi escolhido como vice-presidente o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, MDB.