Um mapeamento e identificação de pontos de atração de aves foram realizados nas proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos, de Viracopos. A denominada Área de Segurança Aeroportuária compreende um raio de 20 km a partir do centro geométrico da pista de pousos e decolagens, abrangendo 11 municípios: Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Monte Mor, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Com o levantamento, o aeroporto espera alertar e obter o apoio dos municípios para a redução dos pontos de descarte e de acúmulo de lixo que possam atrair mais aves. As informações compiladas pelas equipes de Viracopos foram repassadas às autoridades municipais. De acordo com Rosa Brollo, gerente de segurança operacional de Viracopos, já houve um retorno positivo da Prefeitura de Campinas e está previsto um programa de treinamentos para os municípios envolvidos.
Representam risco de concentração de aves, aterros sanitários, corpos d’água, e principalmente o descarte irregular de lixo. Por isso, Rosa solicita atenção das autoridades municipais quanto à fiscalização e ordenamento de uso e ocupação do solo, além de conscientizar a população que vive nos locais de risco.
Só em 2018, foram registradas 65 colisões de pássaros com aeronaves no entorno do aeroporto. Um crescimento em relação a 2017, quando foram 59 casos. Apesar de não terem sido casos graves, uma colisão deste tipo pode causar sérios danos aos aviões e, dependendo do impacto, até a queda do avião.
O mapeamento foi realizado por meio de uma varredura visual com fotografias de satélite. A equipe também utilizou um Drone para auxiliar na identificação de pontos suspeitos e avaliação mais detalhada dos principais focos de atração.