Ouça ao vivo

Americana busca ajuda de municípios para despoluir represa de Salto Grande

Represa de Salto Grande, em Americana (Foto: Henrique Bueno)

A prefeitura de Americana espera a colaboração de municípios da região para a despoluição da represa de Salto Grande. Recentemente, formou uma força-tarefa envolvendo prefeitos e vereadores de 19 municípios no entorno do Rio Atibaia (que forma a represa), Ministério Público, governos do Estado e Federal e outros órgãos para pensar em soluções para evitar o despejo de esgoto no curso d’água, intensificar a fiscalização e destravar iniciativas.

Nesse sentido, no último dia 18, as prefeituras de Campinas e Valinhos assinaram um convênio em que a Sanasa será a responsável em reformar a Estação de Tratamento de Esgoto Capuava, em Valinhos. O objetivo é a melhoria do Ribeirão Pinheiros, que deságua no Rio Atibaia, rio esse que a Sanasa capta água para Campinas. A linha final do rio é justamente a Represa de Salto Grande.

O Secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, disse que um terço da represa atualmente está coberto por aguapés, plantas que crescem em meio à poluição e impedem a oxigenação adequada do ambiente aquático.

Segundo Dias, há cerca de 3 milhões de habitantes nas cidades em volta do Rio Atibaia. Americana, com 231 mil – menos de 10% do total – é quem sedia a represa poluída.

Para o secretário, a solução é o tratamento do esgoto. A retirada dos aguapés é apenas um trabalho paliativo.

A promotoria do Gaema, do Ministério Público, investiga as causas da poluição e do desassoreamento na Represa de Salto Grande, em Americana desde 2014.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.