O Grupo de Ações Preventivas Ambientais de Vinhedo promoveu a soltura de animais silvestres na região da Represa III. A reintegração à natureza ocorreu nesta terça-feira, após um período de reabilitação. A ação é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Vinhedo e a ONG Mata Ciliar, que possibilita o encaminhamento de animais para recuperação. Foram soltos três saguis, três pequenos falcões, seis corujas e um gambá de orelha branca. O gambá havia sido resgatado recentemente.
Os saguis, vítimas de choques elétricos, estavam há dois meses em processo de reabilitação e as corujas e os falcões se recuperavam no mesmo período. Por meio deste convênio qualquer animal silvestre que estiver ferido e precisar ser monitorado é encaminhado à entidade, o que pode ser feito pela Guarda Municipal, Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. O secretário de transportes e defesa social de Vinhedo, Osmir Cruz, ressaltou a importância do trabalho, já que a preservação da vida animal também é uma conduta de cidadania.
O Grupo de Ações Preventivas Ambientais de Vinhedo é integrado à Guarda Municipal. Os GMs recebem instrução e treinamentos da ONG Mata Ciliar para lidar com os animais durante o transporte.