Ouça ao vivo

Bilhete Único deixa de aceitar saldo negativo a partir de domingo

A partir deste domingo, 24, não será mais possível andar de ônibus em Campinas utilizando bilhete único sem crédito. A data marca o fim da antecipação de créditos para pagamento da tarifa do transporte público coletivo com o Bilhete Único Comum.

Atualmente os passageiros que estão com crédito zerado conseguem utilizar o cartão para até duas passagens (sem contar integração). A Emdec afirma que não há mais necessidade de antecipação de créditos por conta das recentes inovações implantadas, como o QR Code. Outra justificativa é que a antecipação de créditos provocava déficit no sistema, tornando-o insustentável.

Segundo a Emdec, um levantamento indicou a existência de mais de 370 mil cartões com saldos devedores. Embora os valores antecipados sejam descontados no ato da próxima recarga, muitos usuários acabam migrando para outros tipos de bilhete único sem saldar os créditos antecipados no bilhete único Comum.

A antecipação de créditos ao Bilhete Único foi implantada em 2014, como parte do conjunto de medidas que preparavam o sistema de transporte público para o fim do pagamento embarcado em dinheiro. O fim da antecipação de crédito foi formalizado pela por meio do Decreto Nº 20.223, publicado no Diário Oficial do Município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.