Ouça ao vivo

Casinhas de brinquedo feitas por comunidade carente fazem sucesso em mostra sustentável

Foto: Flávio Botelho

Materiais que iriam para o lixo ganharam uma nova finalidade nas mãos de um grupo de moradores do Parque Oziel e pessoas que vivem em situação de rua, em Campinas.

O grupo participou de um curso de marcenaria oferecido pela ONG Há Esperança, dentro do projeto ‘Marcenaria de Rua´. Os objetos produzidos pela equipe foram expostos para venda em uma mostra sustentável que ocorreu no Cis Guanabara da Unicamp.

Segundo a coordenadora, Ana Paula de Feitas, o curso de introdução a marcenaria nasceu a partir das oficinas oferecida pela ONG e também por meio de uma parceria com a Fundação FEAC.

A proposta segundo ela é capacitar a comunidade carente em vários aspectos, principalmente no empreendedorismo.

Nas mãos dos participantes do projeto, paletes de madeira sem serventia foram transformados em sofás, pneus e tecidos em puffs coloridos, carreteis de madeira, em mesas de centro. Porém, o que fez mais sucesso na mostra foram as casinhas  de  madeira reciclada,  que dava para entrar dentro e abusar da imaginação.

Motivada pela proposta do projeto a dona de casa Juliana Marmirole Assis comprou uma das casinhas expostas na mostra para presentear a filha pequena.

Segundo a coordenadora do curso de introdução a marcenaria da ONG, Ana Paula de Freitas, toda a renda obtida com a venda dos produtos foi revertida para o grupo.

O curso é oferecido dentro da própria comunidade no Parque Oziel e para pessoas em situação de rua, numa base de acolhimento que fica na Rua Maria Soares, próximo ao Viaduto Miguel Vicente Curi.

Mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos pela Ong Há Esperança podem ser conferidos no facebook @ateliealemdarua ou pelo telefone 997624233.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.