Ouça ao vivo

Fila de desempregados contrasta com melhor geração de vagas dos últimos 5 anos

Foto: Flávio Botelho
Foto: Flávio Botelho

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do Ministério da Economia, a microrregião de Campinas gerou mais de cinco mil vagas de emprego no mês de fevereiro deste ano. No total foram abertos 5.027 postos com carteira assinada nos 16 municípios que compõem a microrregião. O número representou o melhor desempenho dos últimos cinco anos.

Apesar da pesquisa do Governo Federal apontar aquecimento na oferta de vagas, no Centro Público de Apoio ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego de Campinas continua com uma filas diárias.

A desempregada Rosemeire Pedreira diz não acreditar na pesquisa, pois a mais de um ano está sem emprego com carteira assinada.

O operador de logística Thiago Fernandes, também não acredita na pesquisa. Sem trabalho há sete meses, ele cita que uma das barreiras é o excesso de exigências feito pelas empresas.

A situação é ainda mais complicada para a estudante Mariane dos Santos que está na  busca do primeiro emprego.

A Pesquisa do Caged, divulgada pelo Ministério da Economia, mostra que na microrregião Campinas puxou o bom desempenho no mercado de trabalho gerando em fevereiro 1.931 postos. Em termos percentuais, houve um aumento de 63% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a cidade gerou 1.178 vagas.

O segundo município que mais gerou emprego formal em volume foi Indaiatuba , com 607 vagas, uma alta de 115%. Na sequência aparecem Sumaré com 514, Nova Odessa com 462 e Hortolândia com a geração de 456 postos.

Paulínia e Jaguariúna fecharam o mês de fevereiro com saldo negativo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.