Níveis de rios sobem com chuvas e preocupam moradores

Foto: Leandro Las Casas

A elevação dos níveis dos rios durante os dias seguidos de chuva deixam os moradores da região de Campinas em alerta. A preocupação com enchentes afeta quem vive em bairros próximos aos cursos d’água e que possuem histórico do problema.

No Jardim Picerno, em Sumaré, Roberto da Costa já viu várias cheias do Ribeirão Quilombo e reclama da falta de obras. Além disso, ainda conta que o temor é que as chuvas sejam mais intensas nas cidades vizinhas que ficam a montante de Sumaré.

A vazão do Quilombo medida na estação de Americana, além de Sumaré, é de 22,67 metros cúbicos por segundo nos últimos dias. O acompanhamento de Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo indica queda no volume, apesar das precipitações constantes.

Mas outro ponto onde o nível da água deixa a população atenta é no Rio Atibaia, na altura do distrito de Sousas, em Campinas. No local, a dona de uma rotisseria que fica em frente à Praça Beira Rio, Fernanda Mercadante, lembra a enchente de 2016.

Para ela, no entanto, outros lugares mais baixos do entorno são mais críticos e estão mais ameaçados pelas últimas chuvas. Antes da chuva, a vazão do Atibaia estava em 12,94 metros cúbicos por segundo na captação da Sanasa, em Valinhos. Nesta sexta, indica 14,35.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Série traz relatos de moradores de Vinhedo um ano após tragédia com avião; ouça

Incêndio na Vila Régio destruiu depósito de materiais recicláveis

Empresa de reciclagem atingida por incêndio na Vila Réggio tem prejuízo de R$ 100 mil

Prefeitura muda prazo e recape da Marcondes Salgado só deve ser concluído nesta 6ª

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.