Ouça ao vivo

Prefeitura tapa cratera, mas ‘esquece’ carcaças de carros no Jd. Columbia

A cratera que engolia parte da Rua 03, no Jardim Columbia, bairro localizado na região do Aeroporto de Viracopos em Campinas, já não existe mais, porém os problemas continuam. Entre os inúmeros estão as várias carcaças de veículos abandonadas pelas ruas do bairro

Na semana passada a reportagem esteve no local e pode contatar o descaso do poder público. A cratera existente na rua três já estava engolindo também parte dos muros e por pouco não atingindo as residencias. Após a reportagem, a Prefeitura mandou tapar o gigantesco buraco. Porém a rua continua intransitável, pois, no bairro não existe rede de esgoto e o que não vai para as foças escorre a céu aberto.

Segundo o segurança Reinaldo Braga, as medidas adotadas pela Prefeitura foram paliativas e não trouxeram os resultados esperados. De acordo com a dona de casa Maria Aparecida de Sousa, com o fechamento da cratera sobrou a lama que está impedindo, inclusive a entrada do caminhão do lixo.

Além dos buracos, da lama, da falta de estrutura e de saneamento básico, os moradores do Jardim Columbia convivem também com carcaças de veículos espalhadas pelas ruas. As carcaças, segundo a também dona de casa Carmem Lucia, estão se transformando em maternidade para o mosquitos transmissor da dengue.

Nota

Em nota, a Emdec disse que fará uma vistoria no local indicado e tomará as medidas aplicáveis aos casos de veículos abandonados ou inservíveis.

A legislação campineira prevê que os veículos sem condições de circulação, que permaneceram nas vias por mais de 10 dias, serão removidos ao Pátio Municipal.

São considerados sem condições de circulação os veículos que estejam com a falta de um ou todos os vidros; sem pneus ou rodas; com um ou mais pneus furados; sem uma ou mais luzes de sinalização; sem motor; enferrujados; e sem placa.

A Emdec faz tentativas de identificação e notifica o proprietário, adesivando a estrutura do veículo. Após a notificação, o proprietário tem de 5 a 10 dias para fazer a remoção. Não respeitando esse prazo, o veículo é encaminhado ao Pátio.

Caso o veículo não seja resgatado dentro de 60 dias, é encaminhado para leilão, desde que não haja impedimento legal.

No caso de veículos inservíveis – sem identificação, carbonizados, carcaças, etc.) e sem placa, a Emdec aciona o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) para a retirada da via.

Há ainda situações de veículos objetos de roubos e furtos, que são direcionados à Polícia Civil; e veículos bloqueados judicialmente, que são encaminhados ao Juiz competente.

A população pode denunciar a presença de veículos abandonados nas vias públicas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.