Ouça ao vivo

Barragem de Pedreira é inútil e vai impactar na conta de água de Campinas, afirma ex-presidente da ANA

Foto: Valéria Hein

Durante um seminário promovido pela Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas na manhã desta segunda-feira, o ex-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas – Vicente Andreu, afirmou que a Represa de Pedreira é inútil e ainda pode impactar de 26% a 36% na conta de água de Campinas.

Sob aplausos de moradores de Pedreira e entidades ambientais que foram à Câmara protestar contra as represas, Andreu apresentou gráficos e números que demonstram que a barragem não ajuda em períodos de crise hídrica por causa de sua dimensão, que representa apenas 2,6% do volume do sistema Cantareira.

De acordo com Andreu, o sistema adutor proposto pelo projeto não justifica a dimensão e os impactos da obra, que prevê uma retirada do Rio Atibaia no ponto de captação de Louveira, para que depois a água retorne para Campinas, através deste caríssimo sistema.

Além disso, Vicente Andreu afirmou que a barragem oferece risco à população de Pedreira, sem beneficiar a cidade, que nem ao menos passou pela crise hídrica de 2014 e 2015.

Para o coordenador da unidade de gerenciamento do programa de barragens do DAEE, Maximiliano Aguiar, Pedreira pode sofrer dificuldade de captação em períodos de crise hídrica e, portanto, depende desta represa. Ele negou risco à população, ressaltando haver um plano de segurança.

Paulo Tinel, consultor da diretoria técnica da Sanasa, também rebateu as afirmações de Andreu, de que a obra vai impactar na conta de água de Campinas, apontando a possibilidade de subsídios estaduais.

A Prefeitura de Pedreira chegou a revogar a licença municipal de construção, que já tinha sido emitida e aprovada antes mesmo do início da licitação, mas o projeto já está com 5% da obra em andamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.