Cicloativistas cobram ciclovias para mobilidade em Campinas

Foto: Valéria Hein

Para os cicloativistas de Campinas, a entrega dos 2 km de ciclovias no distrito de Barão Geraldo expõe mais uma vez a falta de planejamento do Poder Municipal. Na opinião deles, as ciclovias da cidade priorizam o lazer e não a mobilidade, já que as implantações não permitem o acesso a vias e locais mais movimentados.

A crítica é feita por Alessandro Soave, do grupo Bike Foguete, que faz uma série de questionamentos sobre o traçado do chamado Sistema Cicloviário de Barão. Entre eles, a escolha pelo caminho por vias onde a movimentação de bicicletas já acontece e pelo meio da Praça do Coco, local que tem um parque infantil.

O secretário de Transportes de Campinas e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, falou sobre isso no dia da inauguração da ciclovia de Barão Geraldo. Ele defende que se trata de um modal complementar e não exclusivo. O trajeto liga o terminal de ônibus, pela Avenida Santa Isabel, até a moradia estudantil.

Mas outra obra do tipo prevista pela Prefeitura também já possui várias questão levantadas antes mesmo de sair de papel: a ciclovia do Campo Grande. Neste caso, o problema apontado por Irineu Ramos, do grupo Pé na Estrada Bike Clube, também é a implantação em vias secundárias dentro dos bairros.

Para ele, o ideal para o distrito seria uma ligação passando pela Avenida John Boyd Dunlop para que a população possa ter uma opção a mais de mobilidade. Prevista para começar a ser construída neste semestre, a ciclovia terá 5,2 km, saindo da Praça da Concórdia, seguindo por avenidas até o Terminal Itajaí.

A Pasta de Transportes foi procurada para responder às críticas sobre a ciclovia do Campo Grande, mas não enviou nota até o fechamento da reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.