A Emdec suspendeu as autuações dos motoristas da Uber e da 99 que não tiveram seus cadastros revalidados junto à empresa municipal, como determina a lei. Nesta sexta-feira, dezenas de motoristas foram surpreendidos ao verificarem sua situação cadastral. Segundo determina a Emdec, em Campinas, as empresas de transporte por aplicativo devem revalidar o cadastro de seus prestadores de serviço a cada 12 meses. O procedimento foi realizado corretamente por empresas como a Cabify e a Me Leva, mas a Uber e a 99 deixaram de fazer e colocaram seus motoristas como irregulares.
Logo pela manhã, os prestadores de serviço que perderam seus cadastros estavam preocupados com possíveis punições, como multas e apreensão dos veículos. Jair Storti Júnior disse que foi surpreendido com a situação. O motorista que se identificou apenas como Ronaldo, disse que mesmo tendo apresentado toda a documentação exigida, foi descredenciado sem saber a causa.
O secretário de transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, disse que o recadastramento anual é obrigatório e era de conhecimento de todas as empresas que atuam em Campinas. Ele afirma que a responsabilidade da revalidação do cadastro é das empresas e os motoristas não têm nenhuma culpa pelo que aconteceu. Deste modo, Barreiro garantiu que as autuações relacionadas ao cadastramento estarão suspensas até que o problema seja resolvido.
A 99 informou que não foi comunicada oficialmente pela EMDEC, mas já adotou as providências cabíveis para a renovação de sua Autorização de Operação na cidade de Campinas. A empresa orienta os motoristas a realizar suas corridas normalmente e, em caso de dúvidas, contatar os canais de atendimento do aplicativo. Já a Uber foi contatada, mas não enviou resposta até o fechamento da reportagem.