De acordo com dados divulgados pela SBC, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Hipertensão Arterial, conhecida também como pressão alta, atinge cerca de 36 milhões de brasileiros. Deste total 60% são pessoas a partir de 60 anos de idade.
De acordo com com o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a hipertensão é uma doença silenciosa que está diretamente relacionada com a ocorrência de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Nesse universo de 36 milhões de brasileiros hipertensos diagnosticados está o aposentado Antonio Nelson Gomes, de 79 anos de idade. Ele explica que só descobriu a hipertensão, a oito anos, quando teve que ir para a mesa de cirurgia. A comerciante Sandra Soeiro, tem 56 anos , era obesa e descobriu a doença ainda na juventude.
Os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostram também que mais de 380 mil pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares em 2017. O número correspondeu a mais de 30% dos óbitos registrados naquele ano por conta de doenças do coração.
Para conscientizar a população sobre os riscos da hipertensão e importância do diagnostico cada vez mais cedo o Dia 26 de abril foi instituído como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.