Na Semana Santa as crianças aguardam a chegada da Páscoa por causa dos ovos de chocolate, mas muitos adultos preferem a Sexta-Feira Santa por causa da refeição, que para muitas famílias é a base de peixe. O consumo de peixe no período é uma tradição católica. Na Quaresma o consumo de carne de peixe é 45% maior que no restante do ano. Os comerciantes do setor destacam o aumento das vendas no período.
Uma peixaria no Mercadão de Campinas teve de reforçar o número de vendedores para atender a alta demanda. Geralmente são 20 trabalhadores no local, mas nesta semana o número foi para 30, e mesmo assim muitos consumidores tinham de aguardar até conseguir atendimento.
A proprietária da peixaria, Adriana Tavares, espera um aumento de 40% nas vendas durante o período da semana santa, mesmo sem o estabelecimento comercializar bacalhau. “As vendas começaram a aumentar no sábado. Os peixes que mais saem são a sardinha, corvina, tilápia, merluza, cação”, conta.
Mas mesmo com a alta nos preços, muitos dos consumidores que fazem questão de manter a tradição de comer peixe na semana santa. Gelsa Duarte afirma que a família inicia o consumo de peixe na semana santa já na quarta-feira. Ela mantém a tradição, porém, abriu mão de algumas variedades de peixes por conta do preço. “Abri mão do filé da tilápia, tá R$ 39,90. Hoje comprei cação e merluza. E o bacalhau é essencial, eu já peguei”.
Tito Camarine é proprietário de uma banca que, dentre outras coisas, vende bacalhau. Ele estima um aumento de 80% nas vendas durante a semana santa. “Todos os anos chega nessa época é a época que o povão vem mesmo, e nesse ano também. A venda tá boa, o preço infelizmente deu uma alterada por causa do dólar, mudança de governo, deu uma atrapalhada, de 18 a 20% de aumento no bacalhau, mesmo assim o povo não deixa de reservar esse dinheirinho”.
A Especialista em Vigilância de Alimentos, Patrícia Moriconi, dá dicas para o consumidor escolher o peixe certo. “Tem de observar se o local possui higiene, se os pescados ficam em camada de gelo ou sob refrigeração, se os olhos estão brilhantes, se a pele tá úmida. O bacalhau ele entra dentro da classificação de pescado salgado seco, aí a gente oriente pra observar se existe a presença de mofo, de larvas de mosca, de manchas que indicam contaminação”.