A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 10 deste mês e em Campinas, o objetivo é imunizar pelo menos 90% das pessoas que estão dentro dos grupos definidos como prioritários pelo município.
Na cidade, o trabalho acontecerá em duas etapas. A primeira delas, que começa no próximo dia 10, será voltada exclusivamente para a vacinação de crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes e mulheres que deram a luz num período de até 45 dias.
Os demais grupos prioritários, formados por idosos, professores, trabalhadores da saúde, população carcerária e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, serão imunizados a partir de 20 de abril.
O chamado dia D de mobilização nacional, quando os poderes públicos realizam um trabalho de mobilização em todas as unidades de saúde para intensificar os trabalhos acontecerá no sábado, dia 04 de maio.
A coordenadora do programa de imunização da secretaria de saúde de Campinas, Gabriela Marchezi, afirmou que é muito importante que as pessoas que se enquadram no grupo prioritário se vacinem. Ela explica que entre elas, a possibilidade da doença causar quadros mais graves e até mesmo a morte é muito maior.
Em Campinas são quase 345 mil pessoas que se enquadram nos chamados grupos prioritários, que devem receber a dose da vacina. A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.