Uma operação da Polícia Civil executada nesta terça-feira, 7, executou oito mandados de busca e apreensão contra acusados de furtos que teriam sido cometidos no Cemitério da Saudade, em Campinas.
A polícia apura se há participação de um Guarda Municipal no esquema, que foca o furto de peças de cobre e bronze das lápides. O guarda é proprietário de um ferro velho, e no estabelecimento dele foram encontradas peças que são possíveis produtos de furtos.
Dos oito mandados, sete são cumpridos na Região Metropolitana de Campinas, e um em Piracicaba, onde há uma fundição de metais apontada como participante do esquema. A Polícia Civil apreendeu na operação cerca de uma tonelada de objetos furtados de cemitérios. O material foi levado ao 5º Distrito Policial de Campinas.
A Prefeitura de Campinas informou por meio de nota que uma sindicância foi aberta em março para apurar o envolvimento de guardas municipais no esquema, e que a investigação está em andamento. Além disso, os fatos novos que teriam surgido hoje podem ser anexados ao processo. A previsão é que a sindicância seja concluída em duas semanas.