Vinhedo, na Região Metropolitana de Campinas, é o município mais seguro do estado de São Paulo, de acordo com o Índice de Exposição à Criminalidade Violenta, divulgado pelo Instituto Sou da Paz. O levantamento é realizado a partir de indicadores da secretaria de segurança pública do estado, que analisa cidade com população superior a 50 mil habitantes. Os números são referentes ao ano de 2018. Itanhaém, na Baixada Santista, é o município mais violento.
O que separa a cidade mais violenta da menos violenta do Estado são 25 homicídios, 732 roubos e 52 estupros. No geral, os indicadores melhoraram, já que o risco de sofrer um crime violento caiu em 79 dos 139 municípios paulistas que foram analisados pelo instituto. A diminuição geral do índice do Estado no ano passado pode ser atribuída à continuidade na queda do patamar de homicídios e à redução da quantidade de roubos totais. Porém, o número de estupros cresceu no período, passando de 31,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes em 2017 para 34,1.
Segundo a coordenadora de projetos do Instituto, Ana Carolina Pekny, os números da violência registrados em Vinhedo justificam a primeira colocação no ranking. Ela lembra que o município não registrou nenhum homicídio nos últimos 19 meses. Além de Vinhedo, outras duas cidades da região figuram entre os 10 municípios mais seguros no estado de São Paulo. Santa Bárbara d’Oeste ocupa a sexta colocação no ranking e Americana a nona.