Ouça ao vivo

Alteração do Código Brasileiro de Trânsito, proposta por Bolsonaro, divide opiniões em Campinas

Foto: Leandro Las Casas

Entre os pontos do projeto de lei do presidente Jair Bolsonaro, que propõe alterações no Código Brasileiro de Trânsito, alguns geram polêmica. Entre os pais de crianças pequenas de Campinas, por exemplo, as opiniões se dividem sobre o transporte em cadeirinhas.Todos concordam que os filhos devem ser ficar no banco traseiro com cinto ou com cadeirinha adaptada ao tamanho e peso, mas Amanda de Souza apoia a proposta de Bolsonaro de substituir a multa e retenção do veículo por apenas uma advertência por escrito para quem desrespeitar a norma.

Já, Rogério Pacchi, que também é pai de crianças pequenas, considera que a população não está preparada para essa flexibilização. Se aprovada, a mudança poderá realmente gerar graves consequências para crianças que tem pais menos conscientes do perigo, de acordo com médico, coordenador da disciplina de cirurgia  do trauma da Unicamp, Gustavo Fraga.

O especialista em Mobilidade Urbana da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, lembra que em países da Europa, por exemplo, a carros já saem da fábrica com o equipamento. Outro ponto polêmico das mudanças propostas por Bolsonaro é dobrar a pontuação de 20 para 40 para suspender o direito de dirigir. Para Luiz Vicente, a medida poderá aumentar as infrações de trânsito. O presidente Jair Bolsonaro entregou o projeto de lei nesta terça-feira e será ainda analisado na Câmara e no Senado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.