Ouça ao vivo

Centro Infantil Boldrini adquire equipamento para pesquisa inédita no mundo

Foto: Divulgação

Uma pesquisa inédita no mundo está sendo desenvolvida pelo Centro Infantil Boldrini, de Campinas, o que inclui a aquisição de um aparelho de espectrometria de massa para o diagnóstico de tumores cerebrais pediátricos malignos. A tecnologia é capaz de detectar a doença em estágio molecular durante a realização de cirurgias.

De acordo com a médica patologista do centro Infantil Boldrini, Izilda Cardinalli, esse equipamento representa um avanço por garantir exatidão ao remover o tecido tumoral do paciente durante uma cirurgia oncológica. Ela explica que a biopsia de congelação, que é a técnica convencionalmente utilizada nesses casos nem sempre garante total precisão ao separar tecido normal do tecido canceroso.

Izilda cita como exemplo a dificuldade de identificar o tumor do tecido normal nas cirurgias de gliomas, que estão entre as mais comuns em crianças e adolescentes. Izilda explica que para o câncer adulto, poucos países utilizam essa tecnologia e na pediatria, só o Brasil passa agora a utilizar esse equipamento no diagnóstico de câncer.

O equipamento, no valor de cerca de R$ 1 milhão 500 mil, foi adquirido com verba do Pronon, órgão de fomento vinculado ao Ministério da Saúde, que repassou a verba após aprovar esse projeto de pesquisa apresentado pelo Boldrini.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.