CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Com verba estadual, Campinas ganha CAPS, ao lado do AME, que deverá ser entregue no fim deste ano

Apesar de já estar funcionando desde abril o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) do Parque Itália, em Campinas, foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira pelo

Com verba estadual, Campinas ganha CAPS, ao lado do AME, que deverá ser entregue no fim deste ano
Foto: Valéria Hein

Apesar de já estar funcionando desde abril o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) do Parque Itália, em Campinas, foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira pelo prefeito Jonas Donizette e o coordenador do programa estadual “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli. Está instalado numa área de 635 m2, com salas de medicação e de atividades coletivas, enfermagem e espaço de convivência. De acordo com Jonas Donizette, a expectativa é de realizar 800 atendimentos por mês.

O CAPS é um serviço de Saúde para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e dependentes de álcool ou drogas. Os pacientes são encaminhados através da atenção básica de saúde de forma voluntária e ficam na unidade durante o dia, podendo sair para trabalhar ou visitar as famílias, dependendo do caso.  O novo CAPS funciona das 8h às 18h, mas, de acordo com o secretario de saúde, Cármino de Souza, a expectativa é de tornar o atendimento 24h, após a realização de um concurso para contratações.

O novo CAPS contou com investimento de R$ 2 milhões, e 400 mil numa parceria do BID, Governo do Estado e Prefeitura de Campinas. Fica ao lado do Ambulatório Médico de Especialidades, que tinha previsão de ser entregue em fevereiro deste ano e será maior AME do Estado. Faz parte do mesmo programa estadual “Saúde em Ação”.

O coordenador, Ricardo Tardelli, informou que a obra está praticamente concluída. O novo prazo para a entrega do AME do Parque Itália é até o fim deste ano e conta com investimento de R$ 45 milhões, Promete oferecer exames e cirurgias de baixa complexidade, assistência hospitalar, exames, análises clínicas, diagnósticos por imagem e cirurgia ambulatorial.

Compartilhe

Conteúdos