Ouça ao vivo

Com verba estadual, Campinas ganha CAPS, ao lado do AME, que deverá ser entregue no fim deste ano

Foto: Valéria Hein

Apesar de já estar funcionando desde abril o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) do Parque Itália, em Campinas, foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira pelo prefeito Jonas Donizette e o coordenador do programa estadual “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli. Está instalado numa área de 635 m2, com salas de medicação e de atividades coletivas, enfermagem e espaço de convivência. De acordo com Jonas Donizette, a expectativa é de realizar 800 atendimentos por mês.

O CAPS é um serviço de Saúde para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e dependentes de álcool ou drogas. Os pacientes são encaminhados através da atenção básica de saúde de forma voluntária e ficam na unidade durante o dia, podendo sair para trabalhar ou visitar as famílias, dependendo do caso.  O novo CAPS funciona das 8h às 18h, mas, de acordo com o secretario de saúde, Cármino de Souza, a expectativa é de tornar o atendimento 24h, após a realização de um concurso para contratações.

O novo CAPS contou com investimento de R$ 2 milhões, e 400 mil numa parceria do BID, Governo do Estado e Prefeitura de Campinas. Fica ao lado do Ambulatório Médico de Especialidades, que tinha previsão de ser entregue em fevereiro deste ano e será maior AME do Estado. Faz parte do mesmo programa estadual “Saúde em Ação”.

O coordenador, Ricardo Tardelli, informou que a obra está praticamente concluída. O novo prazo para a entrega do AME do Parque Itália é até o fim deste ano e conta com investimento de R$ 45 milhões, Promete oferecer exames e cirurgias de baixa complexidade, assistência hospitalar, exames, análises clínicas, diagnósticos por imagem e cirurgia ambulatorial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.