Menos de uma semana após publicar em Diário Oficial a reprovação do projeto feito pela Ponte Preta para a construção de uma arena no terreno que hoje se encontra o centro de treinamento do Jardim Eulina, o executivo municipal reconsiderou a decisão e a publicou no Diário Oficial de segunda-feira.
Nesse meio tempo, um encontro entre o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) e o presidente de honra da Ponte, Sérgio Carnielli. Ele que foi um dos principais doadores de campanha de Jonas nas eleições de 2016, fazendo uma doação de R$ 80 mil.
No último dia 28, a prefeitura havia anunciado a reprovação pela falta de esclarecimentos por parte do clube. A decisão foi tomada pelo Gape (Grupo de Análises de Projetos Específicos) e se apoiou em alguns motivos.
O primeiro é que o terreno no Eulina foi doado pelo município, o que impediria a Ponte de construir uma arena e lucrar em cima de uma área que não é sua. Outro fator é que, de acordo com o GAPE, a Ponte não forneceu esclarecimentos sobre o projeto dentro do prazo estipulado pela câmara técnica do grupo.
No texto da publicação desta segunda-feira, a informação foi de que conforme análise realizada nos autos do Recurso Administrativo, o órgão decidiu rever a decisão, revogando o indeferimento do projeto e restabelecendo o estudo de construção da Arena, tendo em vista a clara demonstração do clube no prosseguimento das análises.
Ainda de acordo com informações constantes no Diário Oficial, a Ponte tem um prazo para se manifestar após a possibilidade de levar o projeto adiante.
A medida adotada pelo executivo já refletiu no legislativo. O vereador Marcelo Silva (PSD) protocolou um requerimento requerendo esclarecimentos a respeito do assunto. O vereador também disse achar estranho uma reunião entre Jonas e Carnielli e não com o presidente da Ponte, José Armando Abdalla.
O projeto da arena da Ponte Preta prevê um estádio com capacidade para 30 mil pessoas, com todas as cadeiras cobertas, 2,5 mil vagas de estacionamento, hotel, museu, centro de convenções, vestiários e área de alimentação. Seriam investidos aproximadamente R$ 110 milhões, recursos oriundos de investidores.
Em 2014, Jonas assinou um projeto de lei para alterar a finalidade da doação da área para a Associação Atlética Ponte Preta, possibilitando a implantação de uma arena multiuso no Jardim Eulina. O pedido de alteração de finalidade partiu da própria associação. Na ocasião, Jonas comentou que era um reconhecimento por tudo que a Ponte Preta representa para a cidade.
Pelo projeto, a Ponte terá o prazo de dez anos para construir a arena. Caso deixe de cumprir o que determinam as cláusulas da doação, a propriedade do terreno doado e as edificações do local serão revertidas para o patrimônio do município.
A Associação Atlética Ponte Preta foi procurada e a assessoria informou em nota que a Diretoria não tem a intenção de se manifestar perante à prefeitura, mesmo porque, ainda que quisesse fazê-lo, de acordo com a resolução 19 do Conselho Deliberativo estão suspensas todas as decisões e procedimentos da Diretoria Executiva em relação ao Projeto Arena até a próxima reunião do órgão, que ainda não ocorreu. Afirmou ainda que desconhece a existência de um projeto atual de Arena e não reconhece nenhuma legitimidade do ex-presidente Sérgio Carnielli para falar em nome da Ponte.
A Prefeitura de Campinas também foi procurada e, por nota, disse que a Ponte Preta se comprometeu a alterar o seu projeto original, fazendo as devidas adequações aos apontamentos do GAPE. Diante disso, a Prefeitura decidiu reformar a decisão de indeferimento e conceder prazo de 15 dias para que o clube tome ciência de todos os apontamentos e se manifeste oficialmente.
Disse ainda que não há qualquer conflito de interesse, já que a Administração Municipal vem manifestando, desde 2013, total apoio aos projetos de construção de arenas tanto da Ponte Preta quanto do Guarani, com a condição de que eles estejam dentro da legalidade, pois entende que são duas iniciativas que trarão amplos benefícios para Campinas e sua população.
Por fim, ressaltou que na reunião entre Jonas Donizette e Sérgio Carnielli, também estava presente o presidente do Conselho Deliberativo da Ponte Preta, Tagino Alves dos Santos.
O Presidente de honra da Ponte, Sérgio Carnielli, também foi procurado mas não tivemos retorno até o momento.