As árvores no canteiro central da Rodovia Heitor Penteado, em Campinas, na continuação da Avenida Dr. Moraes Sales, estão sendo retiradas pelo DPJ. A previsão é de que 60 elas sejam extraídas. São árvores invasoras ou mal formadas que estão deformando o concreto.
Há 30 anos no local, elas estão sendo extraídas porque, de acordo com o diretor do DPJ, Luiz Cláudio Nogueira Mollo, correm risco de queda. No local serão replantadas outras 60 árvores, da espécie Ipê Rosa, que em 6 anos já estarão com crescimento suficiente para gerar sombras e refrescar o ambiente.
Luiz Cláudio explica que as árvores que serão replantadas são da mesma espécie que estão na Rodovia Dom Pedro I na chagada ao distrito de Sousas, plantadas há seis anos. João Castro, cliente de um comércio no trecho, concorda com a retirada desde que haja a substituição.
Gustavo Carrieiro tem um estabelecimento comercial bem em frente ao local onde as árvores estão sendo retiradas e está sentindo falta delas, apesar de entender que a extração é necessária.
A mão de obra está sendo feita por reeducandos do sistema prisional. Foi realizada uma licitação para a compra da grama e as mudas de Ipês são do viveiro municipal da Lagoa do Taquaral. A previsão é de que os trabalhos prossigam até 10 de atrássto. A extração acontece fora do horário de pico no trânsito.