CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Deputada estadual vai representar junto ao MP contra barragem de Pedreira

Uma representação junto ao Ministério Público para interromper a obra de construção da barragem no Rio Jaguari, na cidade de Pedreira, foi proposta pela deputada estadual Márcia Lia, do PT.

Deputada estadual vai representar junto ao MP contra barragem de Pedreira
Foto: Reprodução

Uma representação junto ao Ministério Público para interromper a obra de construção da barragem no Rio Jaguari, na cidade de Pedreira, foi proposta pela deputada estadual Márcia Lia, do PT. O objetivo é denunciar e cobrar medidas urgentes junto à Frente de Energia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e Comissões de Meio Ambiente e de Direitos Humanos.

A deputada Márcia Lia, que é vice-coordenadora da Frente de Energia, tomou essa iniciativa após presidir uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Pedreira. Entre as análises expostas durante a audiência pública, chamou a atenção da deputada a versão exposta por Vicente Andreu, ex-presidente da ANA, da Agência Nacional de Águas.

Na visão do especialista, a obra da barragem é inútil porque não ajuda em períodos de crise hídrica por causa de sua dimensão, que representa apenas 2,6% do volume do sistema Cantareira, e ainda alega que o sistema adutor proposto pelo projeto não justifica a dimensão e os impactos da obra, que prevê uma retirada do Rio Atibaia no ponto de captação de Louveira, para que depois a água retorne para Campinas, através deste caríssimo sistema.

Para a deputada, a explanação de especialistas e de pessoas ligadas a movimentos sociais demonstram a possibilidade de haver ilegalidade na obra. Alguns grupos que participaram da audiência pública lembraram que a cidade de Amparo também deveria entrar nesse debate porque tem obra de barragem em andamento.

Conteúdos