Ouça ao vivo

Moradores protestam contra barragem de Pedreira durante visita de João Doria

Foto: Valéria Hein

Durante a visita do Governador João Doria a Pedreira e Amparo para a inauguração de creches nas duas cidades, um grupo de moradores protestou contra construção da barragem de Pedreira. O Prefeito da cidade, Hamilton Bernardes (PSB), também se posiciona de forma contrária à barragem.

A segurança é o principal foco. Ele chegou a assinar em fevereiro um decreto que embarga as obras e em março preparou uma representação ao Ministério Público contra o DAEE, Departamento de Água e Energia Elétrica, que retomou a obra de construção da barragem no Rio Jaguari mesmo com a construção embargada. O DAEE entendeu que a Prefeitura não tem poder de veto. João Doria alega que o DAEE é um órgão sério, que administra muito bem as questões relacionadas às barragens e aos recursos hídricos e aponta com responsabilidade ser necessária essa obra para garantir o abastecimento da própria cidade.

O governador disse que orientou a secretaria estadual de infraestrutura, recursos hídricos e meio ambiente para marcar uma reunião no início de agosto com prefeitos da região e a comunidade, com a presença do DAEE, para tranquilizar a população, o que levou a o prefeito Hamilton Bernardes a amenizar o tom das críticas em relação à obra.

Mas, um grupo de moradores de Pedreira demonstrou não estar muito disposto a baixar o tom, como relata Cassio Scabora, da Comissão Barragem Não. A Prefeitura alega que não foi apresentado um plano de ação de emergência para caso de desastre ou de desassoreamento da calha do Rio Jaguari, que evitaria futuras enchentes nas proximidades da barragem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.