Ouça ao vivo

Surto de sarampo preocupa moradores e pais de alunos da creche no DIC 6, em Campinas

Foto: Valéria Hein

A confirmação de quatro casos de sarampo em crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Ministro Gustavo Capanema, no DIC 6, preocupa pais e moradores do bairro. Além dos quatro casos confirmados ainda há mais um em investigação na mesma creche. A situação foi definida como surto na escola.

São crianças de sete meses a 1 ano e 5 meses de idade. Segundo a prefeitura, as crianças já estão curadas da doença. Mas uma delas, uma menina de nove meses, ainda está internada. Ela teve uma infecção aguda por bactéria que é umas complicações que podem ocorrer em decorrência do sarampo.

Os bebês com menos de 1 ano de idade que tiveram a doença não tinham tomado a vacina, que é recomendada a partir de 12 meses. O que preocupa Alana Patrícia, que tem um bebê com menos de um ano. Houve bloqueio vacinal em todas as crianças da creche e nas pessoas que tiveram contato com elas. A cidade não registrava casos autóctones desde 1997.

A volta da circulação do vírus em Campinas depois de 22 anos  também é motivo de preocupação. A única forma de prevenção para a doença é a vacina que está sendo  oferecida nos 66 postos de saúde do município e a prefeitura garante que há doses suficientes para quem precisa se imunizar.

As doses da vacina são aplicadas a partir dos 12 meses, com o reforço  com 1 ano e 3 meses. Para a imunização contra a doença, a recomendação é que pessoas com até 29 anos devam tomar duas doses. Já dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de dose única.

Não devem receber a vacina contra o sarampo, pessoas suspeitas de estarem com a doença, menores de 6 meses de idade, e imunocomprometidos. As estantes devem esperar para serem vacinadas após o parto. Quem estiver planejando engravidar, deve se vacinar um mês antes da gravidez. Existe um exame de sangue que mostra  se a pessoa está imune à doença.

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa,  que pode evoluir para complicações e levar o paciente à morte. Os principais sintomas são: febre alta acima de 38,5ºC, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele do rosto e atrás das orelhas, tosse persistente, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa da boca.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.