Ouça ao vivo

Carga tributária nos presentes desestimula consumo no Dia dos Pais

Foto: Valéria Hein

 

Os valores dos impostos embutidos nos presentes do Dia dos Pais vão pesar no bolso do consumidor este ano. Um levantamento da Associação Comercial de São Paulo apontou que itens básicos, como um pijama, por exemplo, tem embutido 34,67% de imposto, o que inclui PIS, COFINS, ICMS e IPI.

Num barbeador elétrico, o consumidor vai pagar em impostos, 48,11%.  Numa simples caneta, 49,95%. No vinho nacional, 54,73%. Se for importado, se torna o segundo no ranking de produtos com maior tributação, com 69,73%. Ao ver a lista, a consumidora de Campinas, Helen Amaro, ficou um pouco desanimada para comprar o presente do Dia dos Pais.

Entre os presentes mais populares para a data estão os eletrônicos, como celular e tablet, que têm impostos embutidos entre 35 e 40%. Exatamente a opção de presente do vigilante Diego Augusto Borges. E Diego tem razão. De acordo com a advogada, especialista em direito tributarista, Mônica Defilippi Hobeika, no Brasil existe uma excessiva tributação sobre o consumo de bens e produtos.

Mônica acredita que o Brasil deveria seguir o exemplo de países, como Estados Unidos e Japão, que estimulam o consumo, reduzindo a carga tributária embutida nos produtos. Com a Reforma Tributária em pauta, Mônica considera ser o momento ideal para a população cobrar mudanças. No topo do ranking de 43 produtos listados pela Associação, estão os perfumes importados, com 78,99%. Na última colocação, estão os livros, com 6,27% de imposto embutido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.