Ouça ao vivo

Perito Ricardo Molina diz que mensagens vazadas no caso Lava Jato são impericiáveis

Foto : Flávio Botelho

O perito Ricardo Molina de Figueiredo, um dos mais renomado peritos em fonética forense do Brasil, diz que as gravações divulgadas no site The Intercept pelo jornalista Glenn Greenwald e atribuída a Deltan Dallagnol são impericiáveis.

O perito vinculado a Universidade Estadual de Campinas e ao Instituto de Pesquisa em Som e Imagens de Texto, recebeu boa parte do material.

De acordo com ele as mensagens de texto são as mais comprometedoras. Já as de áudio não tem tanta relevância.

Segundo o perito existem inúmeros  meios para manipular os áudios e principalmente as mensagens de texto. Como se trata de gravações digital as emendas feitas nas mensagens são imperceptíveis.

Outra dificuldade é comprovar a autenticidade das mensagens, pois, elas foram altamente reprocessadas e não se consegue identifica a gravação original. Normalmente quando a perícia é feita em cima desse tipo de material é examinado os dois polos, ou seja , o telefone que transmitiu e o que recebeu a mensagem, o que não é o caso.

O perito considera uma temeridade se divulgar material do tipo que ainda não foi periciado. Em geral, segundo ele, a própria imprensa tem muito cuidado com as divulgações de gravações, o que não ocorreu desta vez no caso da Lava Jato.

Sem entrar nos méritos jurídicos o perito Ricardo Molina diz que uma prova que não é tecnicamente periciada não pode ser considera.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.