TJ anula reajuste de água de 2015 em Campinas

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo anulou a reunião da Sanasa que reajustou a tarifa de água em Campinas em 2015. Com isso, o aumento de 10,95% anunciado no final daquele ano, e que passou a valer a partir de fevereiro de 2016, foi cancelado. A empresa pode recorrer e chegou a ganhar a ação na primeira instância, mas o Ministério Público conseguiu reverter a situação.

Para o TJ, “as repetidas mudanças de data” da reunião “impediram a efetiva participação dos órgãos colegiados e da própria população”. A sentença diz ainda que, mesmo publicadas no Diário Oficial, as alterações desrespeitaram “o prazo mínimo de cinco dias úteis”. Desta forma, o desembargador José Percival Albano Nogueira Júnior decretou a nulidade da reunião e das deliberações nela ocorridas.

A Sanasa enviou nota na qual diz que “os reajustes de tarifas de água são fixados pela Agência Reguladora de Saneamento – ARES-PCJ”. Segundo o texto, as definições são feitas “após minuciosos estudos dos dados econômico-financeiros e de investimentos das empresas de saneamento.”

Também alega que “o reajuste de 2016 foi fixado pela ARES-PCJ, ouvido previamente o Conselho Consultivo de Regulação”. Por fim, defende que a decisão do TJ “não entra no mérito do reajuste tarifário” e informa que está tomando as “providências legais cabíveis”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Gaeco e Baep prendem empresários em Campinas por plano de execução contra promotor de justiça

Piracicaba confirma segunda morte por febre maculosa em 2025

Vigilância Sanitária identifica bactéria resistente em UTI da Santa Casa de Amparo; local ficará fechado por 72 horas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.