De acordo com o Infosiga, plataforma de dados de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, Campinas registrou no período de janeiro a agosto deste ano 85 mortes provocadas por acidentes de trânsito. Deste total 29 eram pedestres. Em termos percentuais representou 34% das vitimas.
Nas ruas do centro da cidade não é difícil flagrar os pedestres desrespeitando as leis de trânsito e abusando da sorte. O rebobinador Edson de Fátima tem noção do perigo, mas não vê problema em atravessar a rua fora da faixa de segurança. A pressa é pontada pela dona de casa, Miriam Rocha, para atravessar uma das ruas mais movimentadas do centro de Campinas fora da faixa de pedestres. Além de atravessar fora da faixa de segurança muitos não respeitam também as sinalizações semafóricas.
O que chama atenção nos dados divulgados pelo Infosiga é que do total de 29 pedestres mortos no trânsito, 75% morreram em rodovias que cortam a cidade. Segundo o coordenador de trafego da Concessionária AutoBan , João Moacyr da Silva, a maior parte dos atropelamentos geralmente ocorre próximo a passarelas. Segundo ele, no primeiro semestre deste ano foram distribuídos 68 mil folhetos educativos para orientar os pedestres.
Ainda de acordo com os dados do Infosiga, o mês de agosto foi o mais violento no transito de campinas com o registro de 16 mortes. Os dados contemplam os números das ruas, avenidas, estradas rurais e rodovias que cortam a cidade.