Uma mudança no tráfego realizada pela Emdec estaria ainda gerando acidentes na Rua João Vedovello, no trecho entre as ruas Arquiteto José Augusto Silva e Lauro Vanucci. A Emdec tornou a rua sentido único e os motoristas que ainda não se acostumaram com a mão dupla continuam trafegando na mão contrária, gerando acidentes.
Os comerciantes da Rua João Vedovello têm constantemente alertado sobre o problema. Em fevereiro deste ano, a reportagem foi ao local e registrou o problema. Na ocasião, a Emdec alegou que as alterações ocorreram para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança e que a mudança no trânsito foi totalmente consolidada, se tornando parte da rotina diária dos motoristas.
Mas, o funcionário de uma empresa que fica no trecho, Marcos Moreira, afirma que os motoristas continuam fazendo a conversão na contramão, gerando acidentes. Jeffer Edson Azzi, que tem uma funilaria no trecho, pede um semáforo na esquina da Rua João Vedovello com Lauro Vanucci. Apesar do problema persistir, as placas e da pintura de solo da via estão dentro dos padrões estabelecidos em normas técnicas.
Posição Emdec
As alterações de circulação realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na região da Fazenda Santa Cândida foram realizadas para aumentar a segurança viária e a fluidez na circulação.
Com relação à sinalização viária, tanto a vertical (placas), como também a horizontal (pintura de solo), estão dentro dos padrões estabelecidos em normas técnicas e manuais de sinalização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Uma das melhorias implantadas na região envolve a Rua João Vedovello, que ficou com sentido único de tráfego, no trecho entre as vias Arquiteto José Augusto da Silva e Joaquim Francisco Castelar. Essa mudança resultou em melhor distribuição do fluxo veicular e ampliou a segurança na circulação.
Além disso, foi ativado novo conjunto semafórico no cruzamento das vias João Vedovello com Arquiteto José Augusto da Silva, o que ampliou a segurança durante as travessias.
Por conta da redução do fluxo de veículos na Rua João Vedovello, resultante das ações promovidas pela Emdec, a princípio, não há justificativa técnica para a instalação de um novo conjunto semafórico na via. Ainda assim, em atenção à sugestão dos comerciantes, nos próximos dias, a Emdec fará uma vistoria técnica no local indicado para analisar essa possibilidade. Além disso, serão observadas as condições da sinalização viária na região.