STF rejeita pedido de Loira (DC) de adiamento da posse de Du Cazelatto (PSDB) em Paulínia

Du Cazelato assumiu a prefeitura de Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)

O Supremo Tribunal Federal (STF)* negou o pedido do prefeito de Paulínia em exercício, Miguel Antônio Ferrari, o Loira (DC), para suspender a posse do prefeito eleito, Du Cazellato (PSDB), e do vice dele, Paulo Camargo Júnior (PSDB), marcada para 4 de outubro.

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski foi tomada na última terça-feira (17). O pedido de Loira se baseou no fato de Cazellato se eleger amparado por uma decisão liminar, já que a direção estadual do PSDB tentou intervir no diretório de Paulínia para buscar impedir a candidatura dele. 

Cazelatto conseguiu, por meio da liminar, validar a convenção partidária que decidiu pela candidatura da chapa composta por ele e por Paulo Camargo Júnior, e assim se eleger. Loira solicitou então que a posse só ocorresse após o julgamento final de um recurso interposto.

Na decisão, o ministro argumentou que o pedido de Loira não poderia ser levado adiante, pois o STF não seria a instância adequada para a solicitação, conforme o seguinte trecho da decisão: “Assim, estando a matéria sob apreciação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo – TRE/SP, e, tendo em vista que a competência recursal imediata é do Tribunal Superior Eleitoral, não há, na espécie e no presente momento processual, hipótese de instalação da competência constitucional desta Suprema Corte, elencada no art. 102 da Carta da República”

 

  • Atualização: Inicialmente foi informado que a decisão foi do TRE. A informação foi corrigida.
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hospital Irmãos Penteado

Três das emendas impositivas investigadas de 2025 já foram executadas pela Prefeitura; quase todas de 2024 também estão aplicadas

Refugiados palestinos em Morungaba comemoram fim da guerra em Gaza

Prefeitura conclui instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal de Piracicaba

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.