Ouça ao vivo

Vagas de emprego nos setores de serviço e comércio crescem na microrregião de Campinas

Foto: Valéria Hein

Agosto de 2019 teve o melhor resultado na geração de empregos formais na microrregião de Campinas desde 2011. Composta por 16 municípios, a microrregião registrou a criação de 2.528 postos de trabalho em agosto. Campinas, a maior cidade da microrregião, com 1,2 milhão habitantes, ganhou 912 vagas de emprego no período. Sumaré foi a segunda cidade com mais contratações, com 571 vagas criadas e Paulínia, com 215, ficou com a terceira colocação.

Das 16 cidades que integram a microrregião, apenas duas tiveram perda de vagas formais: Monte Mor e Jaguariúna. O resultado positivo foi puxado principalmente pelas contratações nos setores de serviços, com 2.033 vagas criadas e comércio, com 812. Por outro lado, a construção civil registrou perda de 283 vagas formais em agosto.

Uma tendência que pode ser verificada no CPAT de Campinas, onde as vagas oferecidas nos setores de serviço e comércio prevalecem, como ajudante de confeitaria, padeiro, chapeiro, mecânico, ambos com uma vaga cada, e principalmente para vigias e vigilantes com 5 vagas cada. Em Campinas, Amaro Serafim da Silva, que é encarregado de limpeza, ainda não percebeu as oportunidades aumentarem.

Ryan Ferreira tem 18 anos e está entrando no mercado de trabalho, mas afirma não ter percebido aumento de vagas área dele, que é Farmácia. Os dados sobre a geração de emprego são do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.