O volume de informações cada vez maior por circulando na internet está transformando de forma radical a comunicação das empresas nos ambientes das redes sociais, onde o Brasil já é o segundo maior país do mundo em tempo de navegação e permanência. Os brasileiros passam mais de nove horas diárias em frente às telas, em busca de informações, dicas de produtos e serviços e consumo.
Neste contexto, as imagens passaram a ser cada vez mais importantes para atrair a atenção deste público consumidor. Mas não basta qualquer imagem. É preciso trabalhá-la para que ela seja atrativa, exigindo técnicas e conhecimentos. “Consumimos através do olhar antes de provar, do olfato. Visualizamos e compramos o produto”, explica Alexandre Fernandes, fundador da AL4 Agência Web & Design, empresa localizada em Campinas.
Fernandes, entrevistado desta semana do Programa Um a Um com Eduardo Santana, é especialista em foto de produtos e foi por muitos anos gestor na área de alimentação. Com base em seus conhecimentos e experiências, ele conta que o empresário precisa explorar esta nova forma de comunicação, através das imagens, da melhor forma possível. “As fotos ajudam a despertar o interesse, o querer adquirir aquele produto de alguma forma”, alerta.
Com base em toda na experiência comercial que viveu, especialmente no segmento de alimentação, ele conta que procura orientar empresários que querem crescer e vender mais como deve ser utilizada a parte visual na conquista de mais clientes.
Fernandes nasceu no meio comercial e desde cedo empreendeu na área de alimentação. “Já muito novo, jovem, com oito anos, eu estava no balcão ajudando a servir e entender o cliente. Acabei entendo que minha vida seria aquela, como administrador e proprietário”, conta. “Mas estava totalmente errado. Sempre fui muito ligado à parte artística, humana. E percebi que minha paixão estava na fotografia, no design gráfico, sites e vídeos”.
RELACIONAMENTO
Por conta dos negócios, o empresário formou um grande circulo de relacionamento profissional. “Achava que sabia que tinha um bom networking pelo fato de eu me relacionar no comércio por muitos anos, conhecendo muitas pessoas. Mas são conhecimentos superficiais”, afirma Fernandes. “O Networking despertou um novo olhar para algo que eu não conhecia: aprofundamento e confiança nas pessoas. Isso está mudando meu modo profissional de entendimento e atuação no mercado”
Para ele, o networking gera resultado demais. Cria-se confiança. “Com base nele prolongamos contratos, situações profissionais. Temos embasamento em diversas situações para gerar negócios para outras pessoas. Acaba vendendo a imagem da pessoa que você confia, porque ela é boa e aprofundamos o relacionamento. E somos valorizados com isso”, completa
Ouça o podcast completo com Alexandre Fernandes no portal programaumaum.com.br.
Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista