CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Especial: Tecnologias impulsionam podcasts

O podcast é a ferramenta de comunicação social que mais cresce no Brasil, atraindo a atenção principalmente do público mais jovem. E o que essa galera está descobrindo atrásra é

O podcast é a ferramenta de comunicação social que mais cresce no Brasil, atraindo a atenção principalmente do público mais jovem. E o que essa galera está descobrindo atrásra é que, além de consumir esse conteúdo, é possível produzi-lo, com certa facilidade. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como esse processo deve ser feito. Primeiramente, é importante entender que o avanço tecnológico permite que um podcast esteja rapidamente disponível para todo o mundo. E a tendência é que a evolução aconteça numa velocidade ainda maior, num futuro muito próximo. Segundo o professor do departamento de comunicação da faculdade de engenharia elétrica da Unicamp, Gustavo Fraidenhaich, o acesso a internet banda larga por grande parte da população foi fundamental neste processo. Ele afirma que as coisas tendem a melhorar muito com a chegada do 5G.

Entendendo a forma de distribuir o conteúdo, vem a pergunta principal: como, de fato, se faz um podcast? Primeiramente, o candidato a produtor de conteúdo deve definir bem sua proposta. Para isso, ele precisa identificar qual o assunto a ser abordado, o público alvo desejado, a periodicidade e como esse podcast será divulgado. O jornalista Samuel Leite é especialista em tecnologia e inovação e apresenta o Transformação Digital da CBN Campinas, também disponível em podcast. Ele afirma que após o produtor definir essa proposta, é possível estabelecer o modo como os episódios poderão ser gravados. Segundo Samuel Leite, a gravação pode ser feita do próprio celular ou até mesmo em equipamentos de última geração.

Percebeu como a gravação da voz do Samuel ficou nítida, limpa e sem chiados? Pois é, Ele produz o podcast ‘E Se’, o conteúdo infantil mais acessado no Brasil. Como ele já fidelizou um público grande, existe a necessidade de deixar seu conteúdo mais profissional. Para isso, Samuel Leite garante que é necessário investir em bons equipamentos. E se engana quem pensa que as pessoas não estão se movimentado no sentido de produção de conteúdos para podcasts. Na universidade, por exemplo, existe muita coisa acontecendo. Além de consumir e aprender sobre as novas plataformas, alguns estudantes já deram o primeiro passo e começaram a disponibilizar os próprios trabalhos. É o caso do Giovanni Bernicchi, aluno do curso de Mídias Digitais da PUC Campinas e que  já tem o próprio podcast.

Com o conteúdo pronto, cabe ao ‘dono’ do podcast definir como vai disponibilizar seu conteúdo. A melhor forma se dá através de plataformas como o Spotify, Deezer e Itunes. Quem quiser acessar o conteúdo produzido pelo Giovanni, citado na reportagem, deve procurar o podcast Talk On Mídas no SoundCloud. E não se esqueça, a partir desta sexta-feira, você pode acompanhar as novidades sobre os novos conteúdos digitais da CBN Campinas no portal cbncampinas.com.br.

Compartilhe

Conteúdos