Ouça ao vivo

Projeto idealizado por chef transforma a vida de jovens

A gastronomia sempre fez parte do roll de paixões da cheff, Thaís Uliana. Da memoria afetiva, das receitas de família até a faculdade de gastronomia foi um pulo. Formada em 2011, trabalhou em restaurantes renomados em Campinas e nas horas vagas passou a dar aulas particulares de culinária. Anos depois a jovem cheff, de 27 anos, percebeu que poderia fazer mais pela sociedade. Na busca em descobrir como poderia ajudar as pessoas mais necessitadas com a sua arte com as panelas e com a alquimia dos alimentos ela foi acolhida pela Organização da Sociedade Civil Movimento Assistencial Espirita MAE Maria Rosa, entidade que nasceu a cinquenta anos e que atende a comunidade carente no Jardim Campineiro. A jovem cheff, que atualmente está concluindo o curso de pedagogia, se transformou também em educadora social.

No MAE Maria Rosa começou a fazer oficinas de culinária com as crianças até que surgiu a oportunidade de desenvolver o projeto Jovem Cheff. O projeto para jovens de 15 a 24 anos  foi inscrito e aprovado no edital de chamamento da Fundação Feac denominado Programa Juventudes. O curso começou no incio do segundo semestre de 2019 e oferecendo 17 vagas. A cheff Thaís, que até então, não havia trabalhado com jovens nesta faixa etária explica a ideia do projeto e como foi a primeira experiencia.

Entre os alunos da primeira turma vários conseguiram ingressar no mercado. Outros descobriram na gastronomia uma verdadeira paixão como é o caso da estudante Vitória Beatriz Rodrigues, de 17 anos, que já definiu uma área especifica do setor em que quer atuar. A também estudante Victoria Eufrásio, de 22 anos, é cadeirante e foi um dos destaques da primeira turma do projeto Jovem Cheff.  Devido as suas limitações, a equipe do projeto adaptou os equipamentos que foram utilizados por ela. A jovem que nunca havia trabalhado na cozinha encontrou no curso a possibilidade de realizar um sonho.

Do total de 17 jovens inscritos na primeira turma do curso Jovem Cheff, 16 concluíram e a segunda já está em andamento com lista de espera para uma terceira. Para a cheff e educadora, Thaís Uliana, o sucesso do projeto idealizado a faz se sentir uma verdadeira transformadora social.

A terceira turma do curso idealizado pela cheff e adotado e implantado pela Organização da Sociedade Civil Movimento Assistencial Espirita MAE Maria Rosa já está programada para começar os estudos em fevereiro de 2020. A proposta do projeto, que foi contemplado pelo edital do programa Juventudes da Fundação Feac e ter continuidade, mas, para tanto será necessário parceria. A busca segundo a coordenadora técnica do MAE Maria Rosa, Kelly Parro, já vem sendo trabalhada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.