MP pede afastamento de Barreiro da presidência da Emdec

O promotor,  Paulo Cesar Martinez de Castro, pediu à Justiça o afastamento de, Carlos José Barreiro,  da presidência da Emdec por acúmulo de cargos. O presidente da empresa que faz a gestão do de trânsito da cidade é também secretário municipal de transporte.

O pedido da Promotoria à Justiça, formalizado na terça-feira, dia 29 de outubro, é baseado numa denúncia feita em outubro do ano passado pelo vereador Tenente Santini. O parlamentar sustentou que de acordo com a Lei Federal 13.303, que disciplina os estatutos das sociedades de economias mistas, Carlos José Barreiro, não poderia exercer concomitantemente os dois cargos. Além disso segundo o parlamentar, os estatutos que regulam as sociedades de economia mista determinam que um secretário de governo não pode assumir a presidência ou diretoria de uma empresa pública.

A única exceção que permite o acúmulo é a empresa ter receita inferior a R$ 90 milhões, o que não se aplica à Emdec. O parlamentar anexou a denuncia documentos, com dados do balanço da própria empresa que comprovaram que a renda operacional é superior a esse valor.De acordo com balancetes oficiais da empresa , somente em multas arrecadadas no ano passado, a Emdec arrecadou R$ 82 milhões.

Em nota, a assessoria de imprensa da Emdec informou que “primeiramente, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, tomará ciência do inteiro teor da ação proposta pelo Ministério Público , para depois se manifestar”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura conclui instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal de Piracicaba

Polícia investiga morte de funcionário atropelado por bondinho em Holambra

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.