A reabertura do túnel da Vila Industrial, depois de um ano e sete meses fechado, foi comemorada pelas centenas de pessoas que voltaram a utilizar esta travessia entre a Rua Lidgerwood, no Centro de Campinas — ao lado da Estação Cultura — e a rua Antônio Manuel, na Vila Industrial. Em março de 2018, a Prefeitura fechou o acesso ao túnel, que é do começo do século XX, com um visual cinematográfico e tombado pelo patrimônio público.
A medida foi necessária para restaurar o espaço deteriorado pelo tempo e pelo vandalismo, mas a obra demorou bem mais que os 30 dias previstos na época. Nestes 19 meses de fechamento, quem fazia o trajeto da Estação Cultura para a Vila Industrial (e vice-versa) precisava caminhar 2 km, fazendo o contorno pela Estação Cultura, Viaduto Miguel Vicente Cury, Avenida João Jorge, Rua Francisco Teodoro e, finalmente, Rua Antônio Manuel, que liga à Rua Sales de Oliveira.
Por ser próximo ao Terminal Metropolitano, o túnel recebe pedestres de toda a RMC, que chegam à Campinas para trabalhar, estudar e ir ao médio ou a cultos religiosos. É o caso de Cristiane dos Santos, que mora em Hortolândia e trabalha na Vila Industrial. A abertura do túnel encurtou o caminho dela do terminal metropolitano para o bairro. A obra da Prefeitura para retirada de pichações e manutenção começou no dia 6 de março de 2018 e o prazo para reabertura, que era no dia 6 de abril, não aconteceu.
Apesar da demora, Márcia Peres e Madalena Pereira, que utilizam o túnel quando precisam ir ao Hospital Mario Gatti, gostaram do resultado. O Túnel recebeu pintura nova, reforço na iluminação, o piso e a alvenaria foram recuperados e foi aplicada uma resina nas paredes de tijolinho e a iluminação foi reforçada. Houve ainda reforço no policiamento, com uma viatura da Guarda Municipal no local. A moradora da Vila Industrial, Neli Pereira, espera que seja mantida a fiscalização, pra que o túnel não volte a ser alvo de vandalismo. O túnel já tinha passado por reformas em 2002 e em 2015. A obra atual custou R$ 30 mil aos cofres públicos.