Ouça ao vivo

Eleitor campineiro não precisa correr por biometria

Foto - Danilo Braga

A corrida ao Centro de Campinas e as longas filas formadas no Palácio da Justiça para o cadastro da biometria não são tão necessárias neste momento. Isso porque o procedimento ainda não é obrigatório em Campinas e em algumas cidades da região, como Americana e Sumaré. O planejamento da Justiça Eleitoral é que nessas cidades, o cadastramento esteja concluído apenas em 2022. Isso significa que as pessoas podem atender ao chamado do TRE com calma.

Para isso, o eleitor precisa fazer um agendamento para cadastrar a biometria. Caso não tenha acesso à internet, a opção é ir pessoalmente até o cartório eleitoral para escolher dia e horário. Segundo a coordenadora de comunicação social do TRE/SP, Marina Campos, em Campinas o cadastramento da biometria, mesmo estando disponível, não é obrigatório. Ela explica que quando houver essa obrigatoriedade, boa parte do trabalho já estará feito no município. “Quando o procedimento se tornar obrigatório em Campinas, Americana e Sumaré, a gente já vai ter uma boa parcela dos eleitores com a biometria cadastrada. Hoje, o eleitor dessas cidades não precisa e nem deve correr para fazer a sua biometria. A gente sabe que em Campinas está havendo formação de filas e isso não é necessário”, afirma.

O registro das digitais está disponível em todas as cidades paulistas e a meta do tribunal é concluir este processo até 2022. A recomendação para eleitores dos municípios deixados de fora da lista, como Campinas, Americana e Sumaré, é para que também façam o cadastro, antes da obrigatoriedade. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Eleitor, no telefone 148.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.