Habitação notifica moradores de área próxima ao Atibaia

Foto: Danilo Braga

Notificados por agentes da Secretaria de Habitação de Campinas, os moradores do bairro Chácaras Piracambaia, no distrito de Barão Geraldo, reclamam que a operação foi descabida porque o entorno não apresentaria risco.

A ação dos fiscais do Grupo de Controle e Contenção de Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais no Município foi justificada devido a chance de inundações e alagamentos pelo Rio Atibaia.

No trabalho foram determinadas as paralisações imediatas de todas as construções. José Jussier da Silva teve a casa visitada. Ele conta que o terreno foi adquirido regularmente e detalha que paga impostos e contas.

“Uma chácara dessa, por exemplo, aqui, ela foi comprada. Paga imposto, tudo certinho. A gente tem luz aí, tem poço artesiano e a gente paga tudo direitinho. E quando a gente estava construindo, passaram aí e nunca falaram nada né?”, afirma o músico.

Outra reclamação é sobre a forma que a ação foi feita. Além de avisos afixados, marcações numéricas com tinha vermelha foram riscadas nas paredes das casas. Para José, a atitude configura um desrespeito aos moradores.

“Uma pouca vergonha. Não pode melhorar sua casa, não pode fazer uma garagem. E não é risco de rio. Eu ouvi uma história que deu uma enchente em 1993. De lá pra cá tem muito tempo”, defende ele.

No informe sobre a operação enviado à imprensa, o Grupo de Controle e Contenção de Ocupações detalhou que as cerca de cem moradias visitadas foram demarcadas determinando a imediata paralisação de obras.

Conforme a nota, o objetivo é impedir o adensamento no local, identificado como várzea do Rio Atibaia. Para isso, os técnicos querem as matrículas atualizadas dos lotes para notificar os verdadeiros proprietários.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vestibulinho das Etecs abre mais de 90 mil vagas no estado para o 1º semestre de 2026

Orquestra Sinfônica se apresenta na Lagoa do Taquaral com Hamilton de Holanda 

Duo Viola & Cravo se apresenta na Casa de Cultura Fazenda Roseira; entrada é de graça

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Duo Viola & Cravo se apresenta na Casa de Cultura Fazenda Roseira; entrada é de graça

O Duo Viola & Cravo estreia a turnê do projeto EnLace neste sábado, em Campinas. A apresentação será na Casa de Cultura Fazenda Roseira, às 16h30 da tarde, com entrada gratuita. O espaço abre meia hora antes, e há estacionamento no local. Formado por Ricardo Matsuda e Patricia Gatti, o duo propõe uma combinação rara de instrumentos: a viola brasileira e o cravo barroco. O repertório tem arranjos originais que misturam tradição oral brasileira, contraponto barroco e música instrumental contemporânea.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.