Ouça ao vivo

Secretários de Americana alvos de operação são soltos

Foto: Arquivo/CBN

Os dois secretários de Americana que foram presos nesta semana em operação contra fraude na compra de merenda,  foram soltos por determinação da Justiça. Alexi Niuri Silveira da Silva, da pasta de Assuntos Jurídicos, e Dirineu Soares de Barros Júnior, da Secretaria de Governo, foram libertados nesta sexta.

Eles foram alvos da Operação Cadeia Alimentar II, deflagrada pela Polícia Federal de Ribeirão Preto. Advogado dos secretários, Willey Sucasas afirma que os clientes são inocentes. A prefeitura abriu sindicância para apurar se houve fraude.

Ao todo foram expedidos 27 mandados de prisão temporária e 55 de busca e apreensão em várias cidades do estado. Os alvos são investigados pela prática de organização criminosa, fraude a licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e prevaricação.

Segundo as apurações, o esquema foi criado por um frigorífico da cidade de Brodowski, na região de Ribeirão Preto, com o auxílio de outras firmas do mesmo grupo. Os envolvidos direcionavam licitações para favorecer a empresa, em troca de uma propina de 10% do valor do contrato.

A operação deu continuidade à Operação Cadeia Alimentar, deflagrada em maio do ano passado, e contou com a colaboração premiada de dois investigados na primeira fase. O processo segue na Justiça de Ribeirão em segredo de Justiça.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.