Ouça ao vivo

O Blues Psicodélico de Muddy Waters

Ele foi o grande responsável na transição do blues acústico para o elétrico. Mais do que simplesmente tocar mais alto, Muddy Waters  através de suas idéias musicais  propôs a configuração com  guitarra, gaita , piano e bateria. E desta forma surgiu  o chamado Chicago Blues.

E entre essas modificações Mckinley Morganfield, ou simplesmente Muddy Waters, lançou um projeto inovador o conceitual lp Electric Mud de 1968, com   um interessante  mergulho no típico som experimental do final dos anos 60.

O álbum Electric Mud desse bluesman nascido no Missippi em 1915. Foi Um projeto que escapou dos padrões para o blues tradicional. Fã da guitarra destorcida de Jimi Hendrix, Muddy Waters construiu uma  ponte para o chamado blues psicodélico.

A intenção do produtor Marshall Chess era despertar o interesse do  público mais jovem pelo blues. E  ele sugeriu que Muddy Waters aproveitasse a sonoridade do rock psicodélico da época, para desenvolver essa inusitada mistura.

O guitarrista e  cantor Muddy Waters,  sempre esteve rodeado de excelentes músicos e em Electric Mud a guitarra pesadíssima de Pete Cosey ajudou a dar o clima do disco. Projeto que alias obteve um desempenho ótimo nas vendas  com 150 mil cópias em apenas seis semanas.

Em  Electric Mud, Muddy Waters apresentou  uma releituras de alguns sucessos que marcaram sua  carreia. São canções emblemáticas que ganharam uma pegada mais intensa, com é o caso da mística I’m your hoochie coochie man

Muddy Waters iniciou sua carreira na década de 40 e influenciou o rock inglês dos anos 60. O nome da banda Rolling Stones foi uma referencia a uma canção do bluesman. A relação entre eles sempre foi a melhor possível , tanto que para este projeto o Rei do blues retribuiu com um  cover dos Stones 

Esse disco talvez soe estranho aos ouvidos mais  tradicionais. Porem  ele influenciou muitos artistas como o lendário Led Zeppelin e a até quem encontre nele um dialogo com o hip hop. 

Mas o que vale mesmo é que dentro do universo do blues o nome de  Muddy Waters que morreu  em 1983,  é sempre um dos mais citados pela sua contribuição ao fortalecimento e popularização do gênero. E é claro criatividade.

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.