Segundo lenda da etnia indígena Tukano que vive as margens de um afluente do rio Negro , Uakti um ser mágico de forma humana, sedutor de mulheres, foi capturado e morto por ciúmes dos homens da tribo. No lugar onde foi enterrado, surgiram 3 palmeiras e de seus caules, instrumentos foram feitos e os sons mágicos desses instrumentos eram iguais aos produzidos pelos buracos do corpo de Uakti, por onde o vento passava quando ele corria.
Tempos depois, mais precisamente em 1978, músicos de Belo Horizonte se reuniram para experimentar os exóticos instrumentos construídos por Marco António Guimarães e dessas reuniões nasceu o grupo musical Uakti. Eles gravaram vários trabalhos e tocaram com, Maria Bethânia, Philip Glass, Paul Simon e Milton Nascimento, entre outros.
Canos de pvc, borrachas para acabamento na construção civil, panelas e outros materiais nada convencionais ao serem combinados produzem sons incríveis que são arranjados com escala harmônica e melódica. Divididos em 5 categorias fundamentais : aerofones, eletromecânicos, idiofones, cardofones e membranofones, essa classificação é aceita no meio acadêmico do mundo inteiro. Além de Marco António, o grupo Uakti que encerrou suas atividades em 2016 também contava com : Paulo Sérgio dos Santos na percussão, Artur Andrés Ribeiro na flauta e instrumentos de sopro e Décio de Souza Ramos também na percussão.
Com formação erudita eles desenvolveram toda um método de performance para se tocar esses inusitados instrumentos. Muita pesquisa, combinação e criatividade fizeram com que o som marcante e orgânico do grupo tivesse uma combinação interessantes. Ao mesmo tempo em que os arranjos eram modernos e sofisticados a sonoridade dos instrumentos crivam uma atmosfera intimista de uma música mais antiga.
Marco Antonio Guimarães também já compôs para o cinema com a execução do grupo Uakti como em Lavoura Arcaica e para as coreografias do grupo Corpo .
E em 2009 o grupo também participou das gravações para a trilha sonora do filme Ensaio Sobre a Cegueira de Fernando Meireles projeto baseado no clássico livro homônimo do escritor português José Saramago que morreu em 2010.
Com 37 anos de atividade , 13 discos lançados , um DVD e diversas apresentações pelo Brasil e o mundo o grupo Uakti nos presenteou com uma sonoridade eclética que passava por composições próprias, releitura de clássicos da música erudita e MPB e até interpretações de canções dos Beatles.
Confira esta edição
Entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi