As obras de implantação do Corredor BRT Ouro Verde chegaram nesta terça-feira à Avenida João Jorge. Os trabalhos ocorrem em um trecho de 700 metros da via, entre a Avenida das Amoreiras e a Rua Francisco Teodoro.
Com isso, o corredor de ônibus da João Jorge foi interditado, e os ônibus passaram a circular nas vias marginais, junto dos demais veículos. Os embarques e desembarques foram transferidos do corredor de ônibus para pontos que foram instalados nas calçadas da João Jorge, tanto no sentido bairro quanto no sentido Centro.
Isso provocou certa confusão para os passageiros. A técnica em eletro, Sandra Regina, relata que assim que teve início o bloqueio do corredor de ônibus, ainda não havia nenhum tipo de comunicação visual alertando sobre a alteração. “Fiquei sabendo atrásra, hoje, desci e vi que ali tava fechado. Eu nem sei se o ônibus que eu pego vai passar aqui, que é o 188. Tá bem confuso viu?”.
O trânsito tende a ficar mais complicado por conta da circulação dos ônibus nas vias marginais. Motoristas, como o vendedor Edvaldo César, já demonstravam preocupação logo nos primeiros minutos da mudança. Ele acredita em uma piora considerável tráfego na avenida. “Completamente, o que atrapalha o trânsito são os ônibus, porque são lentos, param nos pontos, acho que vai ficar horrível. Já é complicado sem a obra, com a obra vai ficar pior ainda”.
Linconl Simeone também acredita na piora do trânsito, mas afirma que é um sacrifício necessário. “Vai complicar um pouco sim, mas acho que é necessário, né?”
A Emdec recomenda que os motoristas evitem a região da João Jorge e utilizem rotas alternativas, se possível. O desvio indicado para os motoristas que seguem no sentido Centro-Bairro é o túnel Joá Penteado, que permite acessar áreas como a Prestes Maia, Amoreiras, Washington Luís e Avenida da Saudade. No sentido bairro – Centro, os motoristas que trafegam pela Prestes Maia poderão acessar o túnel Joá Penteado ou a Avenida Aquidabã para evitar a João Jorge.
Mais mudanças e interdições estão programadas para a região da João Jorge na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, e com isso o trânsito poderá ficar ainda mais complicado.
A previsão inicial de duração das obras é de seis meses. O atual corredor de ônibus será demolido, e no lugar será feito o pavimento de concreto para os veículos do BRT. Ao mesmo tempo também serão construídas as estações para os ônibus convencionais, e a Estação BRT João Jorge.
Ao final dos trabalhos, o corredor na Avenida João Jorge terá quatro faixas de rolamento para os ônibus, sendo duas por sentido. Para os veículos em geral, segue a atual configuração, com três faixas por sentido.