A Praça Carlos Gomes, na Av. Irmã Serafina, no Centro de Campinas, se consolidou como um dos palcos principais para eventos públicos culturais e gastronômicos da cidade.
No local já foram realizados, por exemplo, o Chefs Praça, que depois passou a se chamar Chefs Campinas e festivais de cerveja artesanal do Polo Cervejeiro da RMC.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben, hoje o local é uma das principais áreas de lazer da cidade, com eventos gastronômicos que atraem famílias e reúnem de amigos.
O Chefs Campinas recebe em média 20 mil pessoas e a grande novidade, destacada por André Von Zuben, é o Festival da Cerveja, com uma média de público de 10 mil pessoas, que além da atração para o público ainda movimenta a Economia da Região.
André Von Zuben lembra que a ideia é levar esse tipo de programação para outras praças em bairros e distritos de Campinas que tenham a mesma infraestrutura da Carlos Gomes.
A Praça recebeu o nome de Carlos Gomes no ano de 1880. Em 1883, foram plantadas 100 palmeiras imperiais ao redor da praça e em 1914 foi realizado o paisagismo e a construção do coreto.