Ouça ao vivo

Americana abre sindicância sobre fraudes na merenda

O prefeito de Americana, Omar Najar, do MDB, se disse surpreso com as investigações sobre as fraudes na licitação da merenda escolar. O chefe do executivo municipal afirmou ainda que nunca havia percebido qualquer tipo de irregularidade envolvendo orçamento da educação. “Nunca percebemos. Isso daí passa pela secretaria de educação, que cumpre com a lei que determina gastos de 25% do orçamento na pasta. Nós sempre cumprimos com nossa obrigação. Se houve algum desvio ou alguma coisa do tipo, com certeza será apurado”, diz. A administração municipal abriu uma sindicância interna para apurar quando as irregularidades foram cometidas. Omar Najar garantiu ainda que os envolvidos serão afastados e demitidos se for comprovada a participação no crime. O prefeito finalizou explicando que a prefeitura está de portas abertas para abertura de um possível processo investigativo por parte da Câmara Municipal.

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal de Ribeirão Preto deflagrou nesta terça-feira, dia 26, a Operação Cadeia Alimentar II, que investiga fraudes no fornecimento de merenda escolar em 23 municípios paulistas entre 2013 e 2017. Na região administrativa de Campinas são investigados contratos para fornecimento de alimentação em Americana, Limeira, Paulínia, Rio Claro e Pirassununga. No total, foram cumpridos 27 mandados de prisão temporária e 55 de busca e apreensão em diversas cidades do Estado de São Paulo, incluindo Campinas, Sumaré, Americana e Paulínia.

Entre os alvos dos mandados estão empresários, ex-prefeitos, servidores e ex-servidores municipais, secretários e ex-secretários de prefeituras e uma vereadora. Os alvos são investigados pela prática de organização criminosa, fraude a licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e prevaricação. Em Americana foram detidos o Secretário de Assuntos Jurídicos, Alex Niuri Silveira da Silva, e Dirineu Soares de Barros Júnior, responsável pela Secretaria de Governo. Uma servidora municipal que não teve o nome divulgado completa a lista. A investigação do Ministério Público Federal e PF de Ribeirão Preto, apura irregularidades em procedimentos licitatórios e desvio de verbas relacionados à compra de merenda escolar de aproximadamente 50 municípios do Estado. As medidas executadas nesta terça-feira foram para coletar elementos que complementem as informações obtidas em colaboração premiada formalizada por dois investigados junto a Polícia Federal e Ministério Público Federal, após terem sido alvos na primeira fase da investigação em maio de 2018.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.