Ouça ao vivo

Programa de Educação do Hospital do Amor chega a Campinas

Uma iniciativa voltada a adolescentes de 11 a 15 anos para difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção do câncer chega a Campinas. Iniciado em 2017, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” tem o objetivo de aproximar o público jovem do conhecimento produzido no Hospital de Amor, antes conhecido como Hospital do Câncer da Barretos.

Trata-se de um trabalho de imersão a bordo de uma unidade móvel, parecida com as carretas usadas para de prevenção de câncer, como mamografia e Papanicolau, só que adaptada para a educação em saúde e já atendeu mais de 10 mil adolescentes.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, Gerson Lucio Vieira, o projeto utiliza a gamificação para abordar um tema complexo de maneira lúdica, transformando estudantes do Ensino Fundamental II em protagonistas de uma aventura de investigação cientifica.

Gerson explica que a ideia é utilizar a mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes como forma de garantir  mais envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida.

O Projeto do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor ocorre preferencialmente em escolas, onde os professores, gestores e funcionários são capacitados previamente e deverá ocorrer anualmente em Campinas. Neste ano, a unidade móvel está estacionada na sede do Hospital do Amor, na Avenida das Amoreiras, e as escolas participantes já foram selecionadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.