Ouça ao vivo

Restaurantes buscam alternativas para evitar desperdício

Foto: Marco Guarizzo

Os restaurantes de Campinas estão buscando alternativas para evitar o desperdício de alimentos e, deste modo, também economizar. A preocupação é real, uma vez que um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, apontou que 60 toneladas de alimentos são desperdiçadas, todos os dias, pelos 12 mil estabelecimentos do setor na região metropolitana.

De acordo com a associação, cada bar e restaurante das 20 cidades que formam a RMC joga, em média, 5 quilos de alimento no lixo diariamente. Tudo de sobras dos pratos dos consumidores. E quem fica com a má fama sobre o desperdício, são os restaurantes. Assim, os donos de estabelecimentos usam a criatividade para evitar que a comida seja jogada fora.

Abia Vieira tem um restaurante no Centro de Campinas e disse que passou a oferecer pratos com quantidades diferentes. Ela afirma que desse modo, a pessoa que não tem o hábito de comer tanto, pode optar por uma refeição menor. “A gente percebeu que alguns clientes deixavam mais comida no prato. Então passamos a oferecer uma refeição em quantidade menor e reduzimos o desperdício.”, garante. Rafael Lima Filho é gerente em outro restaurante de Campinas e disse que em geral as pessoas deixam comida no prato. Ele lamenta a situação. “Dói o coração, mas infelizmente tem que jogar fora.”, diz.

A Embrapa apontou que o feijão e o arroz representam juntos 36% do total de alimentos desperdiçados no Brasil. A carne vem logo em seguida, com 20%, e na sequência vem o frango, com 15%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.