Ouça ao vivo

Infecção pela Aids ainda é realidade em Campinas

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, desde o final da década de 80, mais de 8.800 pessoas foram infectadas pelo vírus da AIDS na cidade. Atualmente são cerca de quatro mil pessoas vivendo com o vírus HIV e que são atendidas no Centro de Referência em IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids de Campinas. Para marcar o Dezembro Vermelho, que é dedicado a prevenção e conscientização sobre a doença, a Secretaria Municipal estará realizando uma série de eventos. Por meio do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, serão promovidas ações educativas, de orientação e testes rápidos de HIV, em vários pontos da cidade. Nesta primeira semana acontece a Campanha “Fique Sabendo”, que disponibiliza testes rápidos de HIV e Sífilis nos 66 centros de saúde do município.

Os interessados devem procurar o centro de saúde do bairro onde moram. O resultado do exame sai no mesmo dia. O exame pode ser feito também no centro de testagem na Rua Regente Feijó, 637, e no Hospital Ouro Verde. Nesses dois locais os exames podem ser feitos rotineiramente, mas nesta primeira semana de dezembro, os horários de atendimento estão sendo ampliados. Segundo a médica infectologista e coordenadora da Vigilância de Agravos e Doenças Transmissíveis do município, Valéria Almeida, a boa noticia é que o número de casos vem sendo reduzido em Campinas, mas a infecção continua sendo registrada. “O número está diminuindo. Esta é uma informação importante. Mas de todo modo, temos que lembrar que novos casos de infecção continuam sendo registrados no município”, afirma.

De acordo com ela, muitas pessoas são portadoras do HIV e não sabem. O problema é que além de ser transmissora do vírus ela está perdendo a oportunidade de se tratar. “A infecção por HIV permite que a pessoa adquira o vírus e fique por 10, 15 anos sem que a doença se manifeste os sintomas. Por isso é importante o exame. Além de poder transmitir a doença para outras pessoas, ela perde a oportunidade de se tratar adequadamente”, afirma. A meta da Organização Mundial da Saúde é eliminar a Aids até 2030.  A meta estabelecida pela OMS é tema de um seminário que acontece nesta terça-feira, dia 03, no Salão Vermelho da prefeitura de Campinas.  O evento “HIV-Aids – rumo à eliminação da Aids em 2030”, acontece no período das 8h30 às 12h. O seminário é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.